Entre os dias 7 e 11 de maio se realizará na cidade eterna a assembléia plenária da União Internacional de Superioras Gerais (UISG) que terá como tema "Mística e profecia". Neste evento eclesiástico participarão 900 superioras gerais provenientes de 75 países do mundo.

Esta plenária, explica a Presidenta da UISG, Irmã Maureen Cusick, tem como objetivo "centrar-se nas situações que no mundo desafiam as irmãs a levar sua voz e sua luz profética".

Trata-se, disse "de situações onde existe morte, guerra, fome, injustiça. Já seja na sociedade ou na Igreja, as irmãs devem estar empenhadas em iluminar as trevas. Para fazê-lo as religiosas precisam ter um espírito profético, para levar a mensagem precisa do Evangelho e não um esforço social genérico".

A UISG é uma instituição aprovada pela Santa Sé. Estão aderidas a ela 1900 congregações religiosas de direito pontifício e diocesano, para um total de mais de 750 mil irmãs em todo mundo.

Conforme informa a agência italiana SIR, na conferência de imprensa de apresentação deste evento, além de Irmã Maureen Cusick, participaram Irmã Amelia Kawaji, Ex-presidenta, Irmã Louise Madore, Ex-presidenta, Irmã Vitória González del Castejón, atual secretária geral da UISG.