Em uma recente entrevista radial, o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, –famoso pelo vaticanista italiano Sandro Magister como a pessoa que se poderia encarregar-se da Legião de Cristo– afirmou que o fundador desta congregação, Pe. Marcial Maciel, era um homem com problemas mentais.

O Cardeal deplorou as condutas "criminais" do padre Maciel e explicou que o que este sacerdote fez "ninguém aprova".

O Cardeal, ao ser perguntado sobre a possível designação como delegado para liderar os Legionários de Cristo, assinalou que não gostaria de sê-lo, mas se assim o dispõe o Papa Bento XVI, com gosto o aceitaria.

Entretanto, considerou que quem tem essa responsabilidade deve ser um bispo de formação religiosa e perito em congregações que encabece os Legionários, e não alguém surgido do clero diocesano como ele.

Para o Arcebispo, Marcial Maciel foi "um esquizofrênico de uma dupla personalidade muito bem definida", com uma vida na Igreja e uma transformação radical fora dela.

Neste caso, disse logo, "trata-se de um mexicano". "Todos outros fundadores de grandes ordens são Santos, saíram bem, e o único fundador é este mexicano e saiu mal", expressou o Cardeal.