O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia, por limite de idade, dos bispos Francis Lagan, auxiliar de Derry e de Dom Joseph Duffy, bispo de Clogher. Este último é acusado de não ter denunciado um sacerdote envolvido em um caso de abuso sexual anos atrás.

A aceitação da renúncia de Dom Duffy se insere no grupo de bispos envolvidos em casos de má supervisão de condutas sexuais indevidas, cujas renúncias estão sendo aceitas imediatamente pela Santa Sé como parte da política de tolerância zero que o mesmo Bento XVI estabeleceu quando ainda era Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé em 2003 como resultado dos escândalos nos Estados Unidos.

Com esta renúncia, já são quatro as que o Santo Padre aceitou nos últimos meses entre os bispos da Irlanda.

Outra das importantes medidas tomadas pelo Papa em relação à Irlanda foi a publicação de sua carta pastoral na qual anunciou um ano de penitência para este país, uma missão para os sacerdotes e consagrados, assim como uma Visita Apostólica a diversas dioceses, disposições ignoradas por quase todos os meios seculares.

Na missiva Bento XVI se dirige a todos e cada um dos envolvidos com os casos de abusos sexuais na Irlanda, e anima a Igreja a trabalhar incansavelmente por reparar, curar e reconciliar o que estes graves fatos originaram na comunidade católica e na sociedade.