O Jornal Católico da Venezuela celebra neste mês de maio o 86º aniversário de fundação, obra realizada por iniciativa do primeiro Bispo da diocese de São Cristóvão (San Cristóbal) no estado de Táchira (Venezuela), Dom Tomás Antonio Sanmiguel.

Conforme assinala a nota de imprensa, foi Dom Sanmiguel quem em 8 de maio de 1924 assinava a "ata de nascimento" do Jornal Católico escrevendo que "funda-se um periódico diocesano de circulação diária, que tenha por principal missão instruir o povo sobre muitos pontos de doutrina, estar sempre vigilante para orientá-lo, informar seu critério, e retificá-lo no que à fé ou aos bons costumes se refere".

"O pioneiro da comunicação social no ocidente da Venezuela funda a Imprensa Diocesana, e imprime nela em 14 de maio de 1924, o primeiro exemplar de seu mais importante órgão: o Jornal Católico. Oito décadas e seis anos transcorreram desde que o valenciano Tomás Antonio, que hoje caminha rumo aos altares, circulasse o primeiro dos já quase 30 mil exemplares de boa imprensa", acrescenta.

Por isso, o diretor de Jornal Católico, Pe. José Laureano Ballesteros Branco, assinalou que como parte das festividades de aniversário se realizará "cada domingo de maio uma Missa de ação de graças às 11 da manhã na Catedral de San Cristóbal" tendo como data central "o 14 de maio às 9 da manhã na capela da Casa Episcopal, em celebração presidida pelo Dom Mario Moronta, Bispo da Diocese de San Cristóbal e presidente da fundação Diário Católico".