Ao finalizar a Audiência Geral desta quarta-feira que presidiu na Praça de São Pedro, o Papa Bento XVI recordou que na segunda-feira 3 de maio se inauguraram em Nova Iorque os trabalhos da 8ª  Conferência de Exame do Tratado de não proliferação de armas nucleares. Ao respeito disse que o desarmamento progressivo e a criação de zonas livres deste tipo de armas devem marcar o caminho para a paz no mundo.

O Santo Padre explicou que "o progresso para um desarmamento nuclear consertado e seguro está estreitamente vinculado com o cumprimento pleno e solícito dos compromissos internacionais".

A paz, continuou, "de fato, apóia-se na confiança e o respeito das obrigações assumidas e não só no equilíbrio de forças. Nesse espírito, animo as iniciativas que buscam um desarmamento progressivo e a criação de zonas livres de armas nucleares, com a perspectiva de sua completa eliminação do planeta".

"Exorto, portanto, a todos os participantes na reunião de Nova Iorque a superar os condicionamentos da história e a tecer pacientemente a trama política e econômica da paz para contribuir ao desenvolvimento humano integral e às autênticas aspirações dos povos", concluiu.