O Bispo de Córdoba (Espanha), Dom Demetrio Fernández González, assinalou que o escândalo e o oportunismo dos meios seculares de comunicação diante dos abusos de uns poucos sacerdotes constituem um "prazer de demônios".

Ante as "as notícias de abuso de menores" que "proliferam em todos os meios de comunicação", o Prelado advertiu que "os inimigos da Igreja encontraram uma oportunidade de ouro para desprestigiá-la, e de maneira calculada vão nos oferecendo cada dia algumas gotas deste elixir que é prazer de demônios".

"Alguns inclusive se atreveram a arremeter contra o Papa Bento XVI, acusando-o de encobridor. Se conseguissem provar a mais mínima mancha, teriam dado no ‘alvo’ de suas pretensões (...) também porque atacado o Papa ficaria desprestigiada toda a Igreja católica", esclareceu.

Neste sentido, Dom Fernández advertiu que neste tema "o que causa mais sensação é que alguns eclesiásticos também sejam delinqüentes, e essa é a notícia. O restante deles não importa tanto", evitando-se assim o fato de que "a Igreja está pondo os meios para purgar de suas filas aqueles que não merecem a confiança de tratar com meninos e meninas que deverão ajudar a crescer, e não destroçar sua infância".

"Certamente, uma só criança maltratada já é muito. Mas não esqueçamos as milhares de pessoas boas que gastaram e gastam sua vida nesta nobre tarefa. Estas merecem toda nossa confiança, hoje mais que nunca, porque hoje mais que nunca o Papa e todos aqueles que têm alguma responsabilidade na Igreja não deixarão passar um só (caso) neste delicado tema", adicionou.

Do mesmo modo, o Prelado assinalou que "os que cometeram tais abusos estão chamados a pedir perdão a Deus, a quem ofenderam gravemente, e a submeter-se à justiça dos tribunais", e recordou que "o Papa Bento XVI praticou ‘tolerância zero’ neste grave tema e nos convida a que todos façamos penitência pelos pecados de alguns nesta matéria".