O jornal espanhol La Razón deu a conhecer que um considerável número de bispos anglicanos estaria perto de voltar para a plena comunhão da Igreja Católica, a possibilidade está sendo conversada com diversas autoridades no Vaticano.

O jornal explica que "seria a primeira vez em 20 anos que um número destacado de religiosos anglicanos se passa ao catolicismo".

Esta informação, recolhida em primeira mão pelo The Sunday Telegraph, assinala que os bispos que se "opõem à ordenação episcopal de mulheres que propõe a igreja da Inglaterra, comunicaram à Igreja de Roma seu desejo de aderir-se a ela".

Os bispos anglicanos se reuniram "a semana passada no Vaticano com assessores do Papa Bento XVI e representantes da Congregação para a Doutrina da Fé para tratar o procedimento de sua projetada deserção".

"Se esta for concretizada, seria a primeira vez em 20 anos que um número destacado de religiosos anglicanos passa ao catolicismo, e se produziria semanas antes da celebração de um debate chave do sínodo geral" do anglicanismo sobre a ordenação de "bispas", conclui a nota.