No marco da Convenção Nacional dos Cavaleiros de Colombo, a maior organização leiga católica do mundo, esta instituição rechaçou a lei contra os imigrantes aprovada no estado do Arizona nos Estados Unidos.

Na convenção que se realiza a cada cinco anos e na que participaram 600 membros, conforme informa o SIAME, os Cavaleiros de Colombo respaldaram os direitos dos migrantes e duramente se criticou a Lei que no Arizona criminaliza as pessoas não-documentadas. O fundador dos Cavaleiros de Colombo, P. Michael J. Mc Givney, foi ele mesmo filho de imigrantes e a organização surgiu precisamente para apoiar os órfãos, as viúvas e os próprios migrantes.

A organização também expressou seu apoio à Igreja Católica e às decisões do Papa Bento XVI, e se confirmou que continuarão brindando apoio aos deficientes físicos mediante o programa de doação de cadeiras de rodas e as olimpíadas especiais, a promoção da cultura da vida e a defesa da família.

O Núncio Apostólico no México, Dom Cristophe Pierre, celebrou uma Missa na Antiga Basílica de Guadalupe e disse que a mudança de época que vivemos se manifesta em avanços tecnológicos e científicos ao serviço do mercado, sob critérios de eficácia, mas que o relativismo tende a desumanizar o homem e minimizar a Deus. Também afirmou que apesar de todos os problemas que enfrenta a Igreja, esta segue sendo o canal pelo qual brota o amoroso coração de Jesus.

No domingo, pela tarde, o Cardeal Norberto Rivera celebrou uma missa na Catedral do México para fechar com esta cerimônia as atividades da Convenção.

Durante sua homilia, o Arcebispo da capital do México lamentou que no Distrito Federal "escuta-se a gritaria dos que pedem que se ampliem os espaços e o tempo para que o álcool, a violência, os acidentes e a corrupção tenham maior capacidade" e chamou os Cavaleiros do Colombo a permanecerem fiéis à Igreja.