A Santa Sé deu a conhecer hoje a agenda de trabalho desenvolvida pelo Conselho Pré-sinodal para a Assembléia Especial para o Oriente Médio, que se reuniu em Roma entre o 23 e 24 de abril. Este evento tem como objetivos confirmar na fé os cristãos nesta região e fazer cada vez mais sólida a comunhão entre as distintas Igrejas orientais.

Os trabalhos, explica a nota, centraram-se nos informes dos membros sobre a situação eclesiástica no contexto sócio-político das regiões do Oriente Médio e, especialmente na elaboração do rascunho do Instrumentum laboris, o documento de trabalho da Assembléia, que terá lugar entre os dias 10 e 24 de outubro 2010 em Roma e terá como tema: "A Igreja Católica no Oriente Médio: comunhão e testemunho: A multidão dos crentes tinha um só coração e uma só alma".

"A Assembléia Especial para o Oriente Médio tem um duplo objetivo: confirmar e fortalecer os cristãos em sua identidade através da Palavra de Deus e os Sacramentos, e reavivar a comunhão eclesiástica entre as Igrejas particulares para que brindem um testemunho cristão autêntico, em contato com outras Igrejas e comunidades eclesiásticas. Desde aí a urgência de um compromisso ecumênico convencido", diz o comunicado.

"O futuro sínodo será também uma valiosa oportunidade para analisar profundamente a situação social e religiosa e dar aos cristãos uma visão clara de sua missão como testemunhas de Cristo no contexto de uma sociedade de maioria muçulmana. Refletir-se-á, portanto, sobre a situação atual, que não é fácil, devido a conflitos e instabilidade que causam o êxodo da população, entre a qual se contam os cristãos", conclui.

A reunião contou com a participação de Sua Beatitude, Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, Patriarca da Antioquia dos Maronitas (Líbano); os cardeais Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos; Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso; Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais.

Também participaram Suas Beatitudes Antonios Naguib, Patriarca da Alexandria dos Coptos (Egito); Ignace Youssif III Younan, Patriarca da Antioquia dos Sírios (Síria); Gregorios III Laham, B.S., Patriarca da Antioquia dos Greco-Melquitas (Síria); Nerses Bedros XIX Tarmouni, Patriarca da Silícia dos Armênios (Líbano); Fouad Twal, Patriarca de Jerusalém dos Latinos; Arcebispo Ramzi Garmou, de Teerã dos Caldeus (Irã), Presidente da Conferência Episcopal do Irã e do bispo Luigi Padovese, O.F.M. Cap., Vigário Apostólico de Anatólia, Presidente da Conferência Episcopal da Turquia. Não pôde participar dos trabalhos Sua Beatitude o Cardeal Emmanuel III Delly, Patriarca de Babilônia dos Caldeus (Iraque).