Esta quinta-feira 6 de maio, às 5:00 p.m, no Pátio de São Dâmaso do Palácio Apostólico Vaticano, 30 novos recrutas farão o juramento de membros da Guarda a Suíça Pontifícia na presença de membros da cúria romana, representantes diplomáticos e autoridades civis e religiosas da Suíça. Também jurará nesta ocasião o novo major da guarda, William Kloter.

A jornada começará às 7:30 a.m. com uma Missa celebrada pelo Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, no altar da Cátedra da Basílica Vaticana, à qual assistirão os guardas suíços e seus familiares e amigos.

Às 9:00 a.m. no Pátio de Honra do Quartel Suíço, o Comandante do Corpo, Daniel Rudolf Anrig, depositará uma coroa de louro no monumento que comemora os 147 guardas suíços que perderam sua vida durante o "Saqueio de Roma" (6 de maio de 1527) defendendo o Papa Clemente VII das tropas do imperador Carlos V.

Seguidamente, o Arcebispo Fernando Filoni, Substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, condecorará alguns membros do Corpo.

Este ano estará presente no Juramento a Bandeira a Presidenta da Confederação Helvética, Doris Leuthard. O chefe do Estado maior, Peter Stutz, representará o exército suíço. A banda musical da cidade de Uzwil oferecerá um concerto no dia 7 de maio às 4:30 p.m. no Pátio de Honra.

A cerimônia de Juramento a Bandeira se celebra todos os anos no dia 6 de maio para comemorar a morte dos 147 guardas suíços caídos durante o "Saqueio de Roma".