Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011 deram a conhecer o grupo de Santos padroeiros do evento, a lista "deseja percorrer a história da Igreja na Espanha, desde os primeiros Santos madrilenhos", afirmaram os organizadores.

Conforme assinala o setor de imprensa do evento, "a Santa Sé confirmou a proposta dos Santos padroeiros da JMJ: São Isidro Lavrador, São João da Cruz, Santa Maria de La Cabeza, São João D’Ávila, Santa Teresa de Jesus, Santa Rosa de Lima, Santo Inácio de Loyola, São Rafael Arnáiz e São Francisco Xavier".

"A lista dos padroeiros –explicam– quer percorrer a história da Igreja na Espanha, desde os primeiros Santos madrilenhos (São Isidro, padroeiro da capital espanhola e Santa Maria), passando pelos fundadores das carmelitas descalças e da Companhia de Jesus (Santa Teresa e Santo Inácio), um grande missionário do Oriente (São Francisco Xavier), a cúpula da literatura mística (São João da Cruz), o impulsor da espiritualidade sacerdotal diocesana (São João D’Ávila), a primeira Santa da América Hispana (Santa Rosa de Lima), e um jovem de nossos dias (São Rafael Arnáiz), recentemente canonizado".

"Todos estes Santos são de origem espanhola, para arraigar a JMJ na cultura do país organizador, critério similar ao que foi usado na JMJ de Colônia, onde se propuseram Santos relacionados com a história cristã da Alemanha", adicionam.

Do mesmo modo, informaram que a Santa Sé confirmou também a Praça de Cibeles, um dos conjuntos monumentais por excelência de Madrid, como lugar adequado para a recepção dos jovens ao Papa Bento XVI, programada para a quinta-feira 18 de agosto.

De igual maneira, assinalaram que "o encontro do Papa com os jovens na noite de 20 de agosto terá lugar no aeródromo de Quatro Ventos", localizado ao sudoeste de Madrid, espaço que já acolheu em 2003 "o encontro de João Paulo II com os jovens espanhóis em sua última visita" ao país e no qual se celebrará a Missa "que colocará o ponto final à JMJ 2011".