Dom José Antonio Eguren, Bispo Auxiliar de Lima, recordou que “Lima e a Igreja nesta cidade são uma só porque desde que a Igreja se implantou neste lugar teve como tarefa urgente e primitiva atender o corpo e espírito da população”, durante a Santa Missa e Te Deum celebrados na Basílica Catedral, ao cumprir o 470 aniversário da fundação da cidade de Lima.

Durante a Eucaristia a qual assistiram o prefeito de Lima, Dr. Luis Castañeda Lossio  e outras autoridades políticas e militares, além da população, o Bispo Auxiliar explicou que a atenção corporal nestes quatro séculos se reflete na preocupação da Igreja por atender a dimensão física e espiritual da cidade de Lima.

“Quantas obras de caridade e de educação realizaram laicos e ordens religiosas em todo este tempo? Quantos albergues, orfanatos, colégios, universidades, hospitais?”, refletiu o Prelado na Homilia.

Ao fazer referência à parte espiritual, Dom. Eguren assinalou que a Igreja nestes quatro séculos realizou este abnegado trabalho, “através da evangelização que foi forjando os valores de veracidade, justiça, fraternidade, bem e comunidade entre nós, tão desejados em todo tempo”.

Dom Eguren enfatizou que a vida de Lima se identificou com sua fé permanentemente. “Não por nada, a maior procissão do mundo, a do Senhor dos Milagres, está em nossa cidade, difundiu-se por toda a terra e é sinal de unidade e identidade dos peruanos. Não em vão, a primeira Santa do Novo Mundo é limenha: Santa Rosa de Lima.”, citou como exemplo.

A Igreja e o desafio do milênio

Nesta data especial para a capital do Peru, o Bispo Auxiliar de Lima se referiu ao grande desafio que na atualidade têm as grandes cidades como Lima, próxima aos 8 milhões de habitantes.

“Que não se desumanizem nem se convertam em um conglomerado caótico meramente econômico sem personalidade e sem sentido de comunidade. Quando houver este último haverá respeito pelas pessoas, por sua dignidade, haverá solidariedade, sentido de dever civil”, mencionou.

Ao fazer referência a este desafio, o Prelado destacou os esforços do prefeito de Lima, Dr. Luis Castañeda Lossio e sua gestão, comprometendo o apoio da Igreja para continuar seu trabalho.

“Conte com a Igreja para ajudá-lo nesta tarefa de fazer de Lima uma comunidade fraterna, solidária, onde as pessoas aprendam a nos querer, a nos respeitar e a viver em concórdia e em paz”, enfatizou.

Adicionou que “pelas raízes históricas temos a exigência de  sempre oferecer essa comum cooperação em benefício de nossa cidade e dos que nela habitam, para criar uma Lima mais justa e mais reconciliada”.

Em sua homilia, o Bispo Auxiliar também fez um chamado aos limenhos para que aprendam a valorizar sua cidade, a identificar-se com ela, a trabalhar com ela, “pondo o esforço que podem e devem pôr”.

Ao término da celebração, Dom José Antonio Eguren apresentou às autoridades a saudação do Cardeal Juan Luis Cipriani, que espiritualmente acompanhou esta cerimônia pois atualmente se encontra em Roma atendendo responsabilidades inerentes a sua dignidade cardinalícia.