A Comissão Episcopal de Família, Juventude e Leigos, chamou os mexicanos a protegerem a integridade e dignidade das crianças, porque basta que um deles sofra para que se cometa "uma grande injustiça contra Deus", pois se ofende a Deus quando algum destes pequenos é ferido.

Em um comunicado com ocasião do Dia da Criança, exortou-se os mexicanos a não ficarem "nas lamentações ou tristezas, mas sim devemos comprometer-nos diante de Deus a transformar esta realidade que impede a vida e a dignidade das crianças, sua integridade no ambiente das famílias, na Igreja e na sociedade".

O texto assinado pelo Dom Francisco Chavolla Ramos, Responsável pela Dimensão Família, recordou o valor que o Evangelho dá às meninos. "O Senhor Jesus, o Filho de Deus, foi muito severo para com quem fere uma criança, seja quem for", assinalou.

Além disso, indicou, "a Igreja não esquece que Cristo pôs as crianças como exemplo, modelo-mestre de simplicidade evangélica, que nos abre as portas do Reino de Deus"; por isso "mandou que os adultos dessem um espaço prioritário em nosso trato, respeitando em cada criança a inocência que faz contemplar o Rosto mesmo de Deus".

Dom Chavolla assegurou finalmente a todos as crianças mexicanas que "todos os que formamos a Igreja Católica, como discípulos e missionários, lutaremos sempre por promovê-los, apoiá-los e oferecer-lhes a educação integral que os capacite para uma vida digna, íntegra e feliz".