Em sua homilia esta manhã na Basílica de São Pedro nos funerais de quem fora o Cardeal mais idoso da Igreja Católica, o beneditino Paul Augustin Mayer, que faleceu no dia 30 de abril aos 98 anos de idade, o Papa Bento XVI exortou a que, a exemplo de São Bento, "nada se anteponha ao amor de Cristo".

O Santo Padre disse em sua homilia que "a grande e indefectível esperança, fundada na sólida rocha do amor de Deus, nos assegura que a vida dos que morrem em Cristo ‘não termina, se transforma’ e ‘ao desfazer-se nossa morada terrestre adquirimos uma mansão eterna no céu’. Em uma época como a nossa, em que o medo à morte conduz muitas pessoas ao desespero e à busca de consolos ilusórios, o cristão se distingue pelo fato de que põe sua segurança em Deus, em um Amor tão grande que pode renovar o mundo inteiro".

Durante toda sua existência, o Cardeal Mayer, continuou o Papa, "quis realizar o que São Bento afirma na Regra: "Nada se anteponha ao amor de Cristo".

Seguidamente o Santo Padre recordou alguns momentos da vida do Cardeal, começando por sua atividade como professor no Pontifício Ateneu de São Anselmo, do qual foi reitor desde 1949 até 1966, época em que se fundou o Pontifício Instituto Litúrgico, "um ponto de referência fundamental para a preparação dos formadores no campo da liturgia".

Bento XVI se referiu depois à competência do cardeal que o fez credor de muitos e prestigiosos cargos, como quando o Papa Paulo VI o nomeou Secretário da Congregação para os Religiosos e Institutos Seculares e o consagrou bispo em 1972. Nos anos de serviço nesse dicastério, "promoveu a atuação progressiva das disposições do Concílio Vaticano II com respeito às famílias religiosas" e "nesse âmbito particular, em sua qualidade de religioso, demonstrou grande sensibilidade eclesiástica e humana".

Em 1984 João Paulo II o nomeou Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, criando-o Cardeal em 1985 e designando-o pouco mais tarde como primeiro Presidente da Pontifícia Comissão "Ecclesia Dei". "Neste novo e delicado cargo –disse o Papa– o Cardeal Mayer se confirmou como servo entregue e fiel, tentando aplicar seu lema: ‘O amor de Cristo nos recolhe na unidade’".

Finalmente Bento XVI encomendou ao Cardeal Mayer à Virgem das Graças de Altötting (na Baviera), lugar de peregrinação próximo à cidade natal do cardeal defunto.