Em entrevista concedida à agência ACI Prensa logo depois da Missa celebrada na Catedral de Turim onde se encontra o Santo Sudário, o Patriarca armênio (católico) Nerses Bedros XIX, assinalou que a Síndone recorda aos fiéis o mandato de Deus de "amar os nossos inimigos, algo que é humanamente impossível mas possível com a graça do Espírito Santo".

No diálogo com o ACI Prensa, o Patriarca também comentou que o Manto sagrado constitui "um testemunho muito eloqüente da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Se alguém tem fé, apenas um pouco de fé, então já acredita em tudo".

O Patriarca Nerses Bedros XIX expressou também seu desejo de que "a imagem do Santo Sudário sempre nos fortaleça na fé e nos ajude nos momentos difíceis de nossa vida, e que ajude a nunca perder o caminho que Jesus Cristo nos deu, que é amar os nossos inimigos, algo que é humanamente impossível, mas possível com a graça do Espírito Santo".

Ao falar logo sobre o próximo Sínodo dos Bispos de Oriente Médio que se realizará em outubro, o Patriarca disse à ACI Prensa que este importante evento, em cuja preparação ele está envolvido tendo participado das reuniões de 23 e 24 de abril no Vaticano, tem "três janelas".

A primeira é a "renovação interna" da comunhão entre as diversas Igrejas orientais, a segunda é a melhoria da comunhão com as igrejas não-católicas como a ortodoxa e a protestante, e a terceira é a abertura ao mundo não cristão, particularmente aos judeus e muçulmanos.

Sobre a expectativa da Igreja Armênia (católica) ante o Sínodo, o Patriarca comentou que "esperamos uma renovação interna, que é o aspecto mais importante. Se não houver renovação interna, só restam palavras bonitas que não dão fruto concreto para nossa vida, para nossa Igreja".

A Igreja Católica Armênia tem seu centro em Beirute, Líbano, e seus membros estão presentes em diversas partes do mundo além do Meio Oriente. Nos Estados Unidos, por exemplo, os católicos armênios são 25 mil.