A Santa Sé deu a conhecer este meio-dia (hora local) um comunicado depois do encontro sustentado ontem e hoje no Vaticano logo do fim da Visita Apostólica à Legião de Cristo. No texto destaca-se os aspectos principais e as conclusões deste processo realizado desde julho de 2009 até meados de março deste ano. Também apresenta as primeiras medidas decididas pelo Papa Bento XVI como o próximo envio de um Delegado pontifício, a criação de uma comissão para revisar as constituições da Congregação e o envio de um visitador apostólico aos membros consagrados do Regnum Christi, movimento leigo dos legionários.

Este comunicado é dado ao conhecimento público depois da reunião com os cinco visitadores apostólicos: Dom Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid; Dom Charles Joseph Chaput, Arcebispo de Denver; Dom Ricardo Ezzati Andrello, Arcebispo de Concepción; Dom Giuseppe Versaldi, Bispo de Alexandria; e Dom Ricardo Watty Urquidi, Bispo de Tepic, quem trabalharam nos dias 30 de abril e hoje 1 de maio junto ao Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal William Llevada, e ao Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rodé, e o Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Dom Fernando Filoni.

O comunicado assinala ao começar que "uma das sessões se desenvolveu na presença do Santo Padre, a quem os visitadores apresentaram uma síntese de suas Relações (informes), enviadas já anteriormente".

A Visita Apostólica

O texto explica que os visitadores apostólicos, durante o processo realizado, reuniram-se pessoalmente com mais de mil legionários e receberam centenas de testemunhos escritos. "Os visitadores estiveram em quase todas as casas religiosas e em muitas das obras do apostolado direto da Congregação. Eles escutaram, de voz e por escrito, o juízo de muitos bispos diocesanos de países nos quais a Congregação trabalha".

Os visitadores, continua o comunicado, também "encontraram-se com numerosos membros do movimento Regnum Christi, apesar de que este não era objeto da Visita, em particular, com homens e mulheres consagrados. Receberam também muita correspondência de parte de leigos e familiares aderentes ao movimento".

Depois de ressaltar que os visitadores foram bem acolhidos por um grande número de religiosos "exemplares, honestos, cheios de talento, muitos dos quais são jovens que procuram Cristo com autêntico zelo e que oferecem toda sua existência para a difusão do Reino de Deus", o texto se refere aos efeitos nocivos da conduta do fundador dos legionários, Pe. Marcial Maciel.

"A Visita Apostólica pôde comprovar que a conduta do Pe. Marcial Maciel Degollado causou sérias conseqüências na vida e na estrutura do Legião, ao ponto de exigir um caminho de profunda revisão".

"Os comportamentos gravíssimos e objetivamente imorais do Pe. Maciel –prossegue o texto– confirmados por testemunhas incontrovertíveis, configuram-se como verdadeiros delitos e manifestam uma vida sem escrúpulos e sem autêntico sentimento religioso. Essa vida estava na escuridão para grande parte dos legionários, sobre tudo em razão do sistema de relações do Pe. Maciel, quem habilmente soube criar álibis, gerar confiança, confidência e silêncio dos circundantes e reforçar o próprio papel de fundador carismático".

Com freqüência, continua o comunicado, "um lamentável descrédito e afastamento de quantos duvidavam de seu reto comportamento, assim como a errada convicção de não querer afetar o bem que a Legião estava realizando, tinham criado em torno dele um mecanismo de defesa que o tornou durante muito tempo inatacável, gerando como conseqüência que fosse muito difícil conhecer sua verdadeira vida".

"O zelo sincero da maioria dos Legionários, surgido também nas visitas às casas da Congregação e a muitas de suas obras, muito apreciadas por não poucos, levou a muitos no passado a considerar que as acusações, cada vez mais insistentes e lançadas aqui e ali, não podiam ser mais que calúnias. Por isso, o descobrimento e o conhecimento da verdade sobre o fundador provocou, nos membros da Legião, surpresa, desconcerto e profunda dor, distintamente evidenciado pelos Visitadores".

As Medidas

O comunicado da Santa Sé assinala que, dos resultados da Visita Apostólica pode-se apreciar com claridade os seguintes elementos:

"A necessidade de redefinir o carisma da Congregação dos Legionários de Cristo, preservando o núcleo verdadeiro, aquele da ‘militia Christi’, que distingue a ação apostólica e missionária da Igreja e que não se identifica com o eficientismo a qualquer custo.

A necessidade de revisar o exercício da autoridade, que deve estar unida à verdade, para respeitar a consciência e desenvolver-se à luz do Evangelho como autêntico serviço eclesiástico.

A necessidade de preservar o entusiasmo da fé dos jovens, o zelo missionário, o dinamismo apostólico, por meio de uma adequada formação. De fato, a desilusão sobre o fundador poderia pôr em questão a vocação e aquele núcleo de carisma que pertence aos Legionários de Cristo e o seu próprio".

O texto também assinala que o Papa Bento XVI quer "assegurar a todos os Legionários e membros do movimento Regnum Christi que não serão abandonados: a Igreja tem a firme vontade de acompanhá-los e ajudá-los no caminho de purificação que os espera. Isso comportará também uma confrontação sincera com quantos, dentro e fora da Legião, foram vítimas dos abusos sexuais e do sistema de poder criado pelo fundador: a eles vai neste momento o pensamento e a oração do Santo Padre, junto à gratidão por quantos deles, inclusive em meio de grandes dificuldades, tiveram a coragem e a perseverança de exigir a verdade".

O Santo Padre, "ao agradecer os Visitadores pelo seu delicado trabalho desenvolvido com competência, generosidade e profunda sensibilidade pastoral, reservou-se indicar em breve as modalidades deste acompanhamento, começando pela nomeação de um Delegado seu e de uma Comissão de estudo das Constituições. Aos membros consagrados do movimento Regnum Christi, que solicitaram com insistência, o Santo Padre enviará um Visitador".

Finalmente, o Papa Bento XVI "renova a todos os Legionários de Cristo, a suas famílias, aos leigos empenhados no movimento Regnum Christi, seu ânimo, neste momento difícil para a Congregação e cada um deles. O Papa os exorta a não perderem de vista que sua vocação, resultado do chamado de Cristo e animada pelo ideal de testemunhar ao mundo seu amor, é um autêntico dom de Deus, uma riqueza para a Igreja, o fundamento indestrutível sobre o qual construir o futuro pessoal e o da Legião".