O Papa Bento XVI presidirá no dia de hoje, 30 de abril, a reunião final depois da Visita Apostólica à Legião de Cristo que concluiu no último 15 de março. O Santo Padre encabeçará esta sessão depois da qual determinará o futuro da congregação.

Os cinco bispos que realizaram a Visita Apostólica desde o 15 de julho de 2009 terão a oportunidade de dirigir-se pessoalmente ao Pontífice nesta importante entrevista na qual também estará presente o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.

Os visitadores que estarão presentes neste encontro serão: Dom Ricardo Watti Urquidi, Bispo de Tepic (México); Dom Charles Chaput, Arcebispo de Denver (Estados Unidos); Dom Ricardo Ezzati Andrello, Arcebispo de Concepción (Chile); Dom Giuseppe Versaldi, Bispo de Alexandria (Itália); e Dom Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid (Espanha).

Para o encontro desta sexta-feira estão previstas duas sessões na manhã e outras duas na tarde. Bento XVI estará presente definitivamente na primeira destas quatro, mas poderia decidir permanecer mais tempo.

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o Pe. Federico Lombardi, assinalou que logo do encontro se dará a conhecer uma declaração, mas não espera nela decisão alguma sobre o futuro da Legião de Cristo mas o Papa tomará sua decisão logo depois de revisar e submeter o tema a uma profunda reflexão apoiada nas conclusões dos informe dos visitadores.

Aos cinco prelados o Papa solicitou permanecerem em Roma até o sábado pela tarde caso seja necessária uma reunião adicional.