Diversos meios de comunicação nos Estados Unidos como o Wall Street Journal, a CNN, o Washington Post e o New York Times, apresentam um perfil do advogado Jeff Anderson, quem junto com seu sócio Michael Finnegan, estão atrás da campanha mediática contra o Papa Bento XVI que busca apresentá-lo como encobridor de abusos sexuais quando nunca o foi. Anderson embolsou, até o ano 2002 –segundo o Post, ele se nega a atualizar a cifra– 60 milhões de dólares em processos contra a Igreja nos Estados Unidos.

Sobre o processo apresentado por Anderson contra o Vaticano, a Santa Sé através do advogado Jeffrey Lena, explicou já que a medida legal "não tem nenhum fundamento" e é "simplesmente a tentativa mais recente de alguns advogados dos EUA de utilizar o processo judicial como uma ferramenta para relacionar-se com os meios de comunicação".

Anderson acaba de apresentar também uma processo legal que tenta reabrir um caso contra o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, ao qual a Arquidiocese Primaz já respondeu explicando que este é "um engano mediático e oportunista" já que, conforme explica a Corporação de Advogados Católicos do México, esta medida legal está apoiada em mentiras.

Os advogados católicos explicaram em roda de imprensa realizada no domingo que os abusos que teria sofrido Joaquín Aguilar Méndez nunca ocorreram, afirmação corroborada pelos seis testemunhas totalmente distintas deste suposto afetado. Os exames médicos realizados em 1994, quando denunciou os supostos fatos, demonstravam que não tinha nenhum tipo de lesão.

William McGurn, do Wall Street Journal explica em seu artigo do 6 de abril que os documentos apresentados pelo New York Times foram proporcionados por Jeff Anderson e Michael Finnegan, de quem se diz que são "advogados de cinco homens que processaram a Arquidiocese de Milwaukee".

McGurn também assinala em seu artigo de 6 de abril que "no que se refere a processos contra a Igreja, ele é o principal advogado. No ano 2002 ele disse à Associated Press que tinha ganhado 60 milhões de dólares em acordos com a Igreja".

Jeff Anderson tem um web site no qual dá a conhecer variada documentação sobre seus processos e cartas enviadas por vítimas de abusos sexuais. Sem colocar contexto e sem explicar nada, ou explicando tudo de maneira caprichosa, o advogado pretende fazer ver que a Santa Sé, com o Papa à cabeça, é uma corporação mundial formada por uma rede de pedófilos a quem, "está processando por tudo o que têm, deixando a Igreja pobre em todos os lados".

Segundo a rede CNN, Anderson tem três filhos criados na tradição "da Igreja Católica de sua primeira esposa, mas seu trabalho representando vítimas de abusos sexuais nos 80 o retirou da religião organizada. Converteu-se em ateu mas diz que voltou para a fé há 13 anos, quando começou a enfrentar seu alcoolismo nas reuniões de AA (alcoólicos anônimos)".

Sobre este advogado também escreve o Washington Post, que conta que Anderson foi pai pela primeira vez aos 19 anos e que foi um alcoólico até os 50. Agora, com todo o dinheiro que tem, conduz um automóvel de luxo, um Lexus, e possui um jato privado.

Em uma recente viagem a Chicago, ele disse a alguns jornalistas referindo-se à Igreja: "nós os estamos perseguindo, estamos mordendo aos poucos o seu traseiro".

De cada processo que ganhou contra a Igreja, Anderson obtém entre 25 e 40 por cento do total combinado. Jeff Anderson apresentou em sua vida profissional mais de 1500 processos contra a instituição eclesiástica

A este mesmo jornal ele disse "acredito que Cristo foi um aluno de Buda", ao comentar que agora está interessado no budismo zen, embora não se considera um seguidor do mesmo.

O New York Times, que também recebeu documentação de Anderson para construir a campanha mediática contra o Papa e a Igreja, também dedica um extenso artigo para explicar quem é e o que pensa Anderson.

No texto publicado em 27 de abril, o diário nova-iorquino assinala que "o Sr. Anderson conduz um Lexus, dirige sua pequena firma desde o antigo edifício de um banco repleto de candelabros, couro negro e mármore, e possui junto com sua esposa um hotel de estilo vitoriano que promete ‘a última experiência de luxo, privacidade e romance’", chamado Rivertown Inn, em Stillwater, Minnesota.

Atualmente na capa do web site de Anderson & Associados, aprecia-se uma notícia da Associated Press, outra das agências envolvidas em primeira linha no ataque à Igreja e ao Papa, nesta nota se alega que o "Vaticano é um império global".