O Papa Bento XVI, através de um telegrama assinado pelo Secretário de estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Arcebispo Antonio María Veglió, com motivo do 8° Congresso Europeu sobre as migrações, que se celebra em Málaga (Espanha), pediu uma adequada atenção pastoral para os imigrantes.

No telegrama, o Santo Padre "saúda cordialmente os organizadores e participantes no 8° congresso europeu sobre as migrações, que tem lugar em Málaga com o lema ‘Superar os medos. Traçar perspectivas’" que se celebra na mencionada cidade espanhola até o 1º de maio.

A eles, diz a mensagem, o Papa "alenta a que prossigam em seus esforços para obter uma atenção pastoral adequada a todos aqueles que sofrem as conseqüências de ter abandonado sua pátria ou de sentir-se sem uma terra de referência".

Do mesmo modo, continua o texto, o Papa Bento "os exorta a coordenar iniciativas e programas para que possa chegar a todos a luz do evangelho e, com ela, uma firme esperança de ver reconhecidos seus direitos e favorecidas suas possibilidades de uma vida digna em todos os aspectos".

"Com estes sentimentos, enquanto invoca o amparo maternal da Santíssima Virgem Maria sobre todos os congressistas, o Santo Padre vos concede a implorada bênção apostólica", conclui.