O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), Dom Jorge Ortiga, saudou a vinda de Bento XVI a Portugal, sublinhando que ela vai ser para a Igreja Católica portuguesa «uma grande ajuda espiritual e ao mesmo tempo eclesial». O arcebispo de Braga afirmou que a Igreja Católica em Portugal «vive este momento com grande alegria» e apelou aos portugueses para que recebam o Papa «em festa», mas também que se preparem para acolher a mensagem que ele vai trazer.

Em declarações reunidas pela Agência Ecclesia, do episcopado português, D. Ortiga afirmou: «Queremos caminhar com ele, no sentimento interno, na oração e na abertura a tudo quanto nos comunicará, particularmente nos momentos mais significativos da sua visita».
«Que hoje saibamos merecer esta visita do Santo Padre, prestando-lhe o carinho e dedicação e particularmente acolhimento de uma mensagem que nos vai dirigir», acrescentou o prelado.

O bispo presidente da CEP manifestou ainda o desejo de que Bento XVI sinta da parte dos portugueses «uma grande comunhão, um grande afeto, um grande carinho que é característico da História de Portugal». D. Jorge Ortiga é o principal anfitrião do Papa por parte da Igreja Católica em Portugal.

Como parte do espírito festivo com que se receberá o Santo Padre, um coro de crianças da paróquia de Fátima receberá o Papa à sua chegada ao Santuário de Fátima, um ponto alto de sua peregrinação a Portugal. A convite do Santuário de Fátima, as crianças e jovens que freqüentam a catequese na Paróquia de Fátima preparando-se para acolher o Papa Bento XVI, na tarde de 12 de Maio. Os últimos pormenores estão a ser definidos, mas certo é que a paróquia de onde são naturais os pastorinhos videntes Lúcia, Francisco e Jacinta, sob a coordenação do pároco Rui Marto, se prepara para levar as suas crianças e jovens a saudar Bento XVI à sua chegada a Fátima.

 “A Igreja e particularmente a nossa Paróquia vibram com a alegre notícia da vinda de Sua Santidade o Papa Bento XVI à nossa terra. Faz agora dez anos, o saudoso Papa João Paulo II veio visitar-nos e declarou Bem-aventurados os nossos queridos Francisco e Jacinta Marto, de Aljustrel”, afirmou o Pe. Rui.

Bento XVI visita Portugal de 11 a 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.