A Canção Nova realiza, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, a segunda edição do Congresso Mariano, que este ano leva o tema “Filho, eis aí tua Mãe” (Jo 19,27), o evento buscará ilustrar os fieis sobre o papel da Virgem Maria na vida dos cristãos. Um dos pontos altos do evento é a chegada da imagem de Nossa Senhora do Círio de Nazaré. Vinda de Belém do Pará, a imagem mariana chega a Cachoeira Paulista (SP), às 7h30, na Paróquia Santo Antônio, seguindo em procissão pelas ruas da cidade até a sede da Canção Nova.

Missas, adoração ao Santíssimo, palestras, recitação do terço e do ofício da Imaculada Conceição, são atividades do evento que conta com as presenças confirmadas de Dom Benedito Beni, bispo de Lorena (SP), do cantor Eros Biondini, de membros da Congregação Mariana do Brasil e da comunidade Canção Nova. Show com o grupo “Cantores de Deus” encerra as atividades no Dia do Trabalhador, sábado, dia 1 de maio. O evento é gratuito e não há limite de idade para participar.

Um pouquinho de história: Nossa Senhora de Nazaré e a tradição do Círio

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha, e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, tendo sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, a imagem foi levada para Portugal, onde, por muito tempo, ficou escondida no Pico de São Bartolomeu. Só em 1119, a imagem foi encontrada. A notícia se espalhou e muita gente começou a venerar a Santa de Nazaré.

No Brasil, foi o caboclo Plácido José de Souza quem encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucu (onde hoje se encontra a Basílica Santuário), em Belém (PA), uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. Após o achado, Plácido teria levado a imagem para a sua choupana e, no outro dia, ela não estaria mais lá. Correu ao local do encontro e lá estava a “Santinha”. O fato teria se repetido várias vezes até a imagem ser enviada ao Palácio do Governo. No local do achado, Plácido construiu uma pequena capela. Em 1792, o Vaticano autorizou a realização de uma procissão em homenagem à Virgem de Nazaré, em Belém do Pará. Organizado pelo presidente da Província do Pará, capitão-mor Dom Francisco de Souza Coutinho, o primeiro Círio foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. A partir de 1901, por determinação do bispo Dom Francisco do Rêgo Maia, a procissão passou a ser realizada sempre no segundo domingo de outubro, recebendo milhões de devotos do Brasil e do exterior, todos os anos.

Congresso Mariano na Canção Nova - Procissão com Nossa Senhora de Nazaré
Data: 30/4 a 2/5 de 2010
Local: sede da comunidade Canção Nova
End.: Rua João Paulo II, s/nº  Cachoeira Paulista/SP
Entrada: gratuita
Show: “Cantores de Deus”, sábado (1º de maio) no Rincão, às 21h.