A Conferência do Episcopado Mexicano instruiu  bispos e arcebispos para que realizem uma coleta especial, o próximo 27 de fevereiro, para ajudar na luta contra o AIDS na África.

O Pontifício Conselho para a Pastoral de Saúde manifestou sua preocupação pelo número de órfãos que chegou a ultrapassar os 15 milhões em 2003  e chegará a  18,4 milhões em 2010, devido à carência de infra-estrutura sanitária, entre outras causas.

A Comissão de Pastoral Social, responsável por coordenar a atividade, estabelece que, de acordo com estatísticas, a epidemia não teve um retrocesso, nem sequer diminuiu seu crescimento.

“Vemos uma curva ascendente que nos fala do fracasso das ações mundiais para freá-la”, asseguraram os encarregados da entidade organizadora.

Segundo os dados apresentados, a região subsaariana (África) conta com 28 milhões e 500 mil adultos e crianças com HIV/AIDS (dados de 2002).

A instituição católica define a AIDS como o “tronco de uma árvore de morte que seus ramos estão conformados por órfãos, insuficiência de serviços, desemprego, afetação à economia, falta de educação, maior pobreza, violação aos direitos humanos, estigmatição e morte, entre outros”.