A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) manifestou, na apresentação em Madrid do 8° Congresso sobre as migrações do Conselho de Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e que começa esta terça-feira em Málaga, que a imigração "não é um problema, uma ameaça ou uma invasão, senão uma oportunidade para a Igreja e para a sociedade".

Além disso, a Conferência reiterou  –com palavras do diretor do Secretariado da Comissão Episcopal para as Migrações da CEE, o jesuíta José Luis Pinilla– a importância de "mudar o chip" quando se percebem "alguns alarmes" em torno à imigração".

Em sua opinião, a mobilidade na atualidade "é uma oportunidade", já que "melhora a liberdade e a vida das pessoas" e, deste modo, disse que as migrações "nunca serão evitáveis com barreiras".

Contudo, o Pe. Pinilla recalcou a importância que a Igreja dá à hospitalidade e à acolhida, embora "esta possa ser recortada administrativamente". Assim, lamentou que exista uma tendência a "excluir e criminalizar a imigração", e insistiu na necessidade de uma tripla ação: nos países de origem, nos de trânsito e nos de acolhida. "Com um modelo de sociedade excludente, todos perdemos ", sentenciou.

Por sua parte, o Bispo de Sigüenza-Guadalajara e Presidente da citada comissão episcopal e da Comissão de Migração da CCEE, Dom José Sánchez, afirmou que no congresso da Málaga se buscará dar resposta ao fenômeno da imigração sempre desde o ponto de vista do ser humano.

Em qualquer caso, e apesar de que a Igreja vem realizando um importante trabalho neste campo, Dom Sánchez reiterou que "pode ser feito mais" e lamentou que a crise econômica afetou em maior medida os imigrantes, por possuir "os trabalhos de menor qualificação". "Cresceram as demandas de ajuda", disse o bispo.

Na apresentação do evento também participou o secretário geral da CCEE, o Padre Duarte da Cunha, quem afirmou que os objetivos fundamentais do congresso são confrontar a realidade do fenômeno migratório, reforçar o trabalho da Igreja e manter vínculos entre os protagonistas participantes. Outro dos presentes foi o secretário da Comissão de Migrações da CCEE, Hans Vöcking.

O congresso sobre migrações começa esta tarde com uma Celebração Eucarística presidida pelo Bispo de Málaga, Dom Jesus Estebán Catalá. Posteriormente, e depois das saudações institucionais, Dom José Sánchez apresenta os objetivos do congresso.