No domingo passado, os fiéis da cidade de Lima no Peru veneraram uma relíquia de Santo Toríbio de Mogrovejo, 2º Arcebispo de Lima e Padroeiro do Episcopado Latino-americano, na Basílica Catedral da capital peruana, como parte das preparações para a festividade do santo peruano celebradas neste país no dia 27 de abril.

Conforme assinala a nota de imprensa, a veneração se realizou desde 9:30 a.m. até às 10:30 a.m. seguida de uma Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Lima e Primado do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, às 11:00 a.m.

Durante sua homilia, o Cardeal recordou diante da imagem e o crânio de Santo Toríbio, que "o grande patrono do Episcopado Latino-americano foi quem dispôs que se abrisse o Seminário que hoje leva seu nome, no que se formaram milhares de sacerdotes ao serviço do povo católico".

"Este Santo Pastor nos deixou esse rastro do homem que evangelizava, que percorria todos os cantos levando a fé católica, o homem que enfrentava as dificuldades da época com valentia", sublinhou.

A exposição da relíquia do santo forma parte do Tríduo de Oração que se realiza nos dias 24, 25 e 26 de abril em todas as paróquias da arquidiocese como preparação à festa central de Santo Toríbio este 27 de abril e pelo êxito do I Congresso Eucarístico e Mariano de Lima, que se realizará de 29 de maio a 06 de junho.

Do mesmo modo, na terça-feira 27 de abril, cada paróquia da arquidiocese celebrará o santo com uma Eucaristia. O Arcebispado de Lima pôs em sua página Web (em versão PDF) as ladainhas do santo em espanhol; assim como o Catecismo da Doutrina Cristã do Terceiro Concílio Limem-se de 1583, que Santo Toríbio convocou para tratar os assuntos relativos à evangelização dos indígenas no novo continente.