A Frente Parlamentar em Defesa da Vida Contra o Aborto realiza no dia 28 de abril, próxima quarta-feira, a partir das 9 horas, o 3º Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida em Brasília. A novidade, neste ano, é a instituição da Comenda Zilda Arns em defesa da Vida. Seis Instituições e sete personalidades públicas foram escolhidas para receber  esta Comenda que leva o nome da médica sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança, cujo trabalho é reconhecido internacionalmente em razão do atendimento às crianças pobres e morreu recentemente vítima do terremoto que do Haiti.

Entre as instituições que serão agraciadas com a referida Comenda destacam-se: a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por ter escolhido como tema da Campanha da Fraternidade de 2008 “Fraternidade e a Vida Humana; a Pastoral da Criança (fundada por Zilda Arns), por seu trabalho de combate à mortalidade infantil e por sua clara posição contra o aborto; o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida “Brasil Sem Aborto”, organização da sociedade civil que tem realizado mobilizações populares contra a legalização do aborto com a realização de três Marchas Nacionais, em Brasília e Marchas Estaduais como as que vem sendo realizadas em São Paulo; a Associação Estação da Luz, por suas exposições itinerantes em shoppings do país sobre a defesa da vida e pela produção dos documentários; o Governo do Estado do Amazonas por ter instituído a “Semana da Prevenção contra o Aborto” através da Lei Estadual 3.174/2007, entre outras que serão homenageadas.

As personalidades escolhidas foram: Deputado Federal Luiz Bassuma, fundador da Frente Parlamentar em Defesa da Vida “Contra o Aborto e autor do Requerimento de criação da CPI do Aborto e do Projeto de Lei que dispõe sobre o ‘estatuto do Nascituro’ ; o Deputado Federal Henrique Afonso, autor de vários Projetos de Lei em defesa da vida e idealizador e promotor das Caravanas em Defesa da Vida que realizou por vários Estados da federação; o Dr. Cláudio Fonteles, ex- Procurador Geral da República e autor da Ação Direta de Inconstitucionalidade do artº 5º da Lei de Biossegurança, de 2005; o Drº Ives Gandra Martins, jurista, autor de vários artigos contra a legalização do aborto e um incansável defensor da vida tendo participado de inúmeros programas de televisão sobre o tema do aborto; o ex-governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, por ter sancionado Lei que institui a “Semana Estadual de prevenção contra o aborto” e a Cantora Elba Ramalho que enfrentou todas as pressões que sobre ela se abateu no sentido de demovê-la de participar da 3ª Marcha Nacional da Cidadania pela Vida, realizada o ano passado, em Brasília. A Cantora não só fez o show de encerramento da Marcha como em entrevistas para a mídia expôs, com clareza, sua posição contra a legalização do aborto, algo pouco comum no meio artístico e a ex-senadora e hoje Vereadora de Maceió, Heloisa Helena, por sua contribuição ao debate sobre a legalização do aborto expressando, de maneira clara e inequívoca sua posição em defesa da vida e por sua participação na mobilização popular contra o aborto.

Ainda na parte da manhã será lançada pelo Movimento Brasil Sem Aborto a Campanha Nacional “Legisladores e Governos pela Vida” que se terá por slogan: “A vida depende do seu voto”. O objetivo da campanha é identificar os candidatos que são contra a legalização do aborto e apresentá-los ao eleitorado visando manter a maioria pró-vida no Congresso Nacional e nas Assembléias Legislativas, bem como fazer com que os candidatos a Presidente da República digam, com clareza, para o eleitorado qual sua posição sobre a legalização do aborto.

Três mesas temáticas estão previstas. Uma para finalizar a parte da manhã com o tema: “O pensamento das mulheres detentoras de cargo eletivo sobre a legalização do aborto”. Uma seguinte terá início na tarde e terá como foco o 3º Plano Nacional dos Direitos (PNDH-3) que propõe a descriminalização do aborto e a última, encerrando o encontro, sobre a importância, dificuldades e desafios da mobilização política nos Estados e Municípios tendo como objetivo a constituição das Frentes Parlamentares em Defesa da Vida nas Assembléias Legislativas e nas Câmaras Municipais.

A entrada é franca e a inscrição pode ser feita pelo site http://www2.camara.gov.br/participe/eventos/inscricoes_abertas