Em uma carta aos párocos da cidade dada a conhecer ontem em todas as paróquias da capital chilena, o Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, explicou a situação atual do processo que se realiza pelas acusações de abusos sexuais contra o sacerdote Fernando Karadima.

A respeito destas acusações o Cardeal comenta que, deste presbítero de agora 88 anos, "Deus se valeu para despertar numerosas vocações ao sacerdócio, ao episcopado e à vida consagrada. Uma acusação contra sua pessoa tinha que remexer a Igreja, não só em Santiago".

"Ante as denúncias apresentadas, ainda sem considerar a prescrição dos supostos fatos, e conforme o procedimento eclesiástico estabelecidos pela Conferência Episcopal do Chile, entregamos as denúncias a um novo Promotor de Justiça, nomeado em 2009, para que investigasse profundamente os fatos, examinasse a veracidade das denúncias, oferecesse a possibilidade do sacerdote acusado de se defender, e propor, se fosse o caso, a declaração de inocência ou as medidas pertinentes".

"Este procedimento, que ainda não foi concluído, ocorre com total reserva, para proteger a liberdade dos denunciantes, defendem e dão testemunhos, e preservar o bom nome de todos eles, encontra-se bastante avançado".

Seguidamente o Arcebispo afirma que "os fatos mesmos e a publicidade que está sendo dada a esta situação causa profundas feridas a pessoas que reclamam respeito, caridade e apoio. Provocam certamente um grande sofrimento em quem denuncia, na pessoa denunciada e naqueles que acreditam em sua inocência, já que não podem compatibilizar os fatos denunciados com quem só recordam com admiração e gratidão".

Ante esta situação, prossegue, pede confiar no processo que realiza o Arcebispado de Santiago: "acima de tudo, convido as pessoas afetadas por esta dolorosa situação, a esperar confiadas em sua Igreja o término desta investigação. Ao mesmo tempo, peço a todos uma especial prudência nas reações e no tratamento deste tema, por respeito aos que se encontram envolvidos. Também os convido a orar pelos que sofrem devido a esta triste situação, e por aqueles que devem levar adiante e colaborar na investigação, de maneira que se chegue à verdade na caridade".

Rigor ante casos de abusos

Na carta o Cardeal Errázuriz titulada "Em oração, justiça e caridade", indica-se que "também no Chile as notícias de abusos nos golpearam e comoveram, escrevo-lhes para que vocês conheçam o parecer e o proceder de nossa Arquidiocese ante fatos desta natureza".

"É conveniente que vocês conheçam os antecedentes que lhes entrego, pela gravidade dos supostos feitos que são denunciados, pelo respeito ao qual têm direito os acusadores, pela suposição de inocência de toda pessoa acusada, enquanto não se demonstre o contrário", acrescenta.

A seguir explica que na recente 99° assembléia plenária do Episcopado se tratou este tema, decidindo a atualização da "nossa maneira de aplicar a normativa canônica que nos obriga a atuar com rigor frente a eventuais denuncia, aplicação que tínhamos estabelecido já em maio de 2003".

O Arcebispo adverte que "as paixões, o desconcerto e a desconfiança são um terreno propício para que o Príncipe da desunião, a aversão e a mentira semeie suspeitas, juízos temerários e anima aversões, e obtenha uma abundante colheita. Mantenhamos a serenidade e a paz interior, sabendo que todas as coisas redundam em bem dos que amam a Deus e são amados por Ele".

Finalmente o Cardeal exorta: "em um clima de oração, implorando a intercessão da Stma. Virgem, confiemos na ação do Santo Espírito que guia, purifica, e dá esperança e santidade à sua Igreja".