O Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, assinalou este domingo que "a Igreja deverá formar melhor os sacerdotes". "Os pecados dos sacerdotes exigem um clero melhor formado", sustentou em entrevista concedida à “Vanguarda” e recolhida pela Europa Press, em referência aos casos de pedofilia nos que estão implicados membros da Igreja Católica.

O Cardeal Bertone deixou claro que "o celibato nada tem a ver com as condutas desviadas. Está mais que demonstrado que o celibato, observado fielmente, é um grande valor para a missão sacerdotal e para a ajuda ao Povo de Deus".

"Não há relação direta entre o celibato e a conduta desviada de alguns sacerdotes; mas pelo contrário: é precisamente a inobservância do celibato o que produz uma progressiva degradação da vida do sacerdote, que deixa de ser um exemplo, um dom, uma guia espiritual para outros", adicionou.

O Cardeal reivindicou também o papel do cristianismo, especialmente da Igreja Católica, na Europa de hoje. "É ainda mais urgente hoje, em uma época de confusão e de crise, de pluralismo multiétnico, multicultrual e religioso, inclusive onde o catolicismo está em minoria".

O Cardeal vaticano voltou a expressar seu rechaço à Lei do Aborto promovida pelo PSOE na Espanha e, sobre o anúncio da nova lei de Liberdade Religiosa feito pelo Governo central, e deixou claro que o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, "não violaria os compromissos bilaterais".

Pediu que a nova norma "tenha adequadamente em consideração que os católicos são maioria na sociedade espanhola" e também advogou pelo respeito aos símbolos religiosos.

Sagrada Família

O Cardeal Bertone visitou ontem a igreja da Sagrada Família em Barcelona, seis meses antes da visita do Papa Bento XVI. "Comprovei diretamente o estado de execução do projeto, e informarei o Santo Padre", disse.

"O Papa ficará impressionado" quando vir a igreja de Gaudí, adiantou o Cardeal Bertone, quem assegurou que sua visita em novembro "lançará o templo ao mundo".

O Cardeal também assegurou que "a Santa Sé conhece bem a história da Catalunha, suas lembranças e aspirações".