O Presidente da Bolívia, Evo Morales, um dos "heróis" do lobby homossexual, desencadeou a fúria de vários destes grupos na Europa depois de sua afirmação de que o frango transgênico… é o responsável pela homossexualidade e a calvície nos homens.

Morales, quem com o Hugo Chávez são considerados os porta-bandeiras na América Latina dos grupos de pressão homossexual, fez esta afirmação na recente "cúpula climática" realizada em Cochabamba.

As palavras exatas de Morales foram: "o frango que comemos está carregado de hormônios femininos. Por isso, quando os homens comem esses frangos têm separações em seu ser de homens". Na Europa, disse logo, "todos são calvos e é por causa das coisas que comem, nos povos indígenas não há calvos".

A respeito disto, o artista espanhol calvo Cuco Suárez disse: "vou começar a tomar transgênicos, não seja ser que meu cabelo volte a crescer". O tenente prefeito em Oviedo disse à sua vez: "Evo descubriu a razão da minha calvície, agora tenho a quem processar por isso".

"Não sei se foi ignorância ou populismo, não tudo vale; é uma ocorrência muito desafortunada", expressou Tino Burgos, ex-coordenador da Xega, grupo homossexual.

As declarações de Evo Morales também suscitaram uma inundação de críticas de diversos grupos do lobby homossexual na América Latina.

Por outro lado, entre as conclusões, descritas como "irracionais" por mais de um analista, na cúpula de Cochabamba, estão a de promover "um referendo mundial sobre a mudança climática no qual se perguntará se a humanidade está de acordo em desprezar o capitalismo e aprovar que os gastos de defesa sejam usados na defesa da mãe terra" assim como a criação de um "tribunal climático mundial para processar os países e empresas que não cumpram com suas metas de redução de emissões".

Evo Morales também disse em seu discurso que é uma situação comum que para limpar os inodoros (sanitários ou W.C.) nos banheiros bolivianos, que os que se dedicam a estes trabalhos peçam comprar Coca Cola… para tirar as manchas internas dos vasos.