Com o objetivo de promover a solidariedade com os mais necessitados, a Arquidiocese de Medelim impulsiona ativamente o Banco Arquidiocesano de Alimentos que, dirigido atualmente pelo Padre Daniel Saldarriaga, distribui entre famílias pobres mais de 600 toneladas de mantimentos ao mês.

O programa se realiza em colaboração com empresas privadas, compilando produtos perecíveis e não perecíveis das grandes cadeias de mantimentos quando já estão amadurecidos ou são de pouca rotação.

Todas as manhãs os caminhões do Banco recolhem em centros de provisões como Carulla, Êxito, Carrefour, Alkosto, Cafam e Olímpica, entre outros, enormes quantidades de alimentos que logo são selecionados, processados e armazenados até chegar a 451 instituições que beneficiam  mais de 52 mil pessoas.

Com base a um cronograma semanal, o programa assegura uma provisão equilibrada às instituições beneficiárias que foram estrategicamente classificadas em 75 por cento de centros infantis, 12 por cento de asilos de idosos, 10 por cento de adultos e 3 por cento de jovens.

Entre as instituições beneficiadas está a Fundação das Irmãs Dominicanas, que dá alimentação integral a 500 crianças e 200 famílias de Cidade Bolívar. Além disso, contribui também à formação e educação das pessoas que têm em seus lares infantis, colégios e creches.

A história do Banco Arquidiocesano de Alimentos surgiu quando Dom. Gonzalo Rivera Gómez, Bispo Auxiliar de Medelim, conheceu a existência destes em várias partes do mundo. Na atualidade há 500 bancos no mundo inteiro, 200 deles estão nos Estados Unidos.

O Padre Juan Diego Ruiz foi quem fez um estudo de viabilidade no qual calculou a quantidade de comida em boas condições que os sobra diariamente aos supermercados e centrais de provisões e comprovou a necessidade dos setores desfavorecidos.

14 universidades estão vinculadas ao projeto, o que permite aos jovens estudantes conhecer de perto a realidade do país e fazer práticas em manipulação de mantimentos, programas de higiene, trabalho social, nutrição e gerontologia. Nos três anos de funcionamento recebeu e distribuiu mais de 15 milhões de quilos de comida.