Com ocasião do 54º aniversário de fundação da Cáritas do Chile, a diretiva desta instituição agradeceu àqueles que põem em suas mãos a distribuição "dos aportes que permitiram chegar com ajuda humanitária a nossas irmãs e irmãos danificados" depois do terremoto e solicitaram "seguir contando com sua ajuda" para enfrentar os desafio da reconstrução.

Depois de agradecer à rede internacional e nacional da Cáritas seus esforços e trabalho concreto nesta árdua tarefa, os diretores convidaram aos benfeitores a continuar colaborando já que "são milhares e milhares as famílias que ainda não contam com moradia, nem sequer de emergência".

"Aproxima-se o inverno e ainda há amplos setores que carecem das condições mínimas para enfrentar seus rigores. É necessário apoiar as economias familiares e locais, cujas bases também foram destruídas", indicaram.

Os membros da Cáritas Chile assinalaram que frente aos graves danos e perdas ocorridos contam com "importantes valores" para enfrentá-los, "entre eles, o mais fundamental, a fé de nosso povo, que mesmo nos limites da dor e a perda, tem a força e a esperança para ficar de pé e procurar caminhos de superação da catástrofe".