Depois da conclusão da Visita Apostólica no último 15 de março, o Pe. Luis Garza, Vigário General da Legião de Cristo, explicou ontem, 22, ante um grupo de membros do Regnum Christi, sacerdotes legionários e pessoal da Universidade Francisco de Vitoria no México, que solicitou à a Santa Sé um delegado pontifício para pôr ordem ao interior da congregação.

O sacerdote informou que este delegado também deveria permitir à Legião ganhar credibilidade externa. A Santa Sé, disse o Pe. Garza, deverá revisar o carisma, os estatutos e a forma de proceder, embora a Legião já tenha pedido a participação de todos seus membros neste processo.

O Pe. Garza também pediu à Santa Sé a presença de assessores externos que administrem as reparações e as relações com a justiça civil para com as vítimas dos abusos cometidos pelo fundador dos legionários, o Pe. Marcial Maciel.

Os legionários também solicitaram assessoria para resolver a eventual cumplicidade culposa daqueles que tinham os cargos de secretários pessoais do Pe. Maciel e poderiam ter informação pontual sobre a dupla vida do fundador.

Este encontro, também serviu para expressar a posição dos legionários e solicitar à Santa Sé que resolva a atual crise da congregação.