O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia de Dom Roger Joseph Vangheluwe, até agora Bispo de Bruges (Bélgica), por ter cometido abusos sexuais contra um jovem. O Escritório de Imprensa da Santa Sé apresentou suas declarações nas que ele pede perdão, junto às de Dom André-Mutien Léonard, Arcebispo de Malinas-Bruxelas, na roda de imprensa deste meio-dia na capital belga.

Dom Vangheluwe assinala que "quando era ainda um simples sacerdote e durante algum tempo ao começo de meu Episcopado, abusei sexualmente de um jovem do ambiente próximo a mim. A vítima segue estando marcada por este fato. Nas últimas décadas reconheci em repetidas ocasiões minha culpabilidade contra ele, assim como contra sua família, e pedi perdão. Mas isto não o pacificou. E nem sequer eu mesmo estou em paz".

"A tormenta mediática das últimas semanas reforçou o trauma. Não se pode continuar nesta situação. Lamento profundamente o que fiz e apresento minhas mais sinceras desculpas à vítima, à sua família, à toda a comunidade católica e à sociedade em geral. Apresentei minha renúncia como bispo de Bruges ao Papa Bento XVI e foi aceita esta sexta-feira. Por isso, me retiro", precisou.

Por sua parte Dom André-Mutien Leonard, Arcebispo Malinas-Bruxelas disse que: "enfrentamos a uma situação particularmente grave. Pensamos acima de tudo na vítima e sua família, da que muitos membros só hoje vieram a conhecer a tremenda notícia. Para a vítima se trata de um longo calvário, que sem dúvida não terminou".

"Quanto ao bispo Roger Vangheluwe, ele tem direito, como pessoa, à conversão, confiando na misericórdia de Deus. Mas, por quanto corresponde a sua função, é indispensável que por respeito à vítima e a sua família e por respeito à verdade, demita de seu cargo. É o que foi feito. O Papa aceitou imediatamente a renúncia do Bispo de Bruges, que nestas horas se faz pública em Roma".

"A Igreja insiste em que nestes assuntos não se deve tergiversar. Esperamos contribuir desta forma ao restabelecimento da vítima", continuou.

"A decisão do Bispo de Bruges –disse o Prelado– e a organização desta conferência de imprensa correspondem à vontade de transparência que a Igreja Católica na Bélgica quer aplicar rigorosamente nesta matéria, passando completamente a página em relação à época, não tão longínqua, em que na Igreja como em outros lugares, preferia-se a solução do silêncio ou da ocultação".

"Não é preciso dizer tem que este fato causará grande dor em toda a comunidade católica na Bélgica, sobre tudo porque o Bispo Vangheluwe era considerado uma pessoa generosa e dinâmica, muito apreciada em sua diocese e na Igreja da Bélgica. E nós, como companheiros deles, somos conscientes da crise de confiança que este fato causará em muitas pessoas".

"Entretanto –concluiu o Arcebispo Leonard– nos atrevemos a esperar que a sensatez prevaleça e que os bispos e sobre tudo os sacerdotes deste país não sejam indevidamente desacreditados em conjunto, já que a grande maioria vive de forma coerente com sua vocação, e com uma fidelidade que lhes agradeço publicamente".