O Papa Bento XVI aceitou hoje a renúncia do até agora Bispo de Kildare e Leighlin (Irlanda), Dom James Moriarty. Em um comunicado dado a conhecer pela Conferência Episcopal Irlandesa, o Prelado voltou a pedir perdão às vítimas de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Dom Moriarty é um de bispos da Igreja na Irlanda acusados de ter encoberto os sacerdotes pederastas. Em seu caso, as acusações se remontam aos anos em que ocupou o cargo de bispo auxiliar de Dublin, entre 1991 e 2002.

O Bispo admitiu que nesses anos "deveria ter desafiado a cultura predominante" que imperava na diocese de Dublin. Por este motivo, "peço outra vez perdão aos sobreviventes e a suas famílias", declarou, reconhecendo que "as palavras de perdão não são suficiente".

Dom Moriarty considerou que "a renovação deve começar por aceitar as responsabilidades do passado", ao tempo que explicou que a decisão de demitir, que tomou no último 23 de dezembro, "foi a mais difícil" de seu ministério.

Por outro lado, afirmou que "aprendendo do passado, a Igreja na Irlanda conta hoje com excelentes procedimentos para proteger as crianças" e que um exemplo disso é o documento "Padrões e Guias" publicado pelo Conselho Nacional para Proteger as Crianças na Igreja Católica em 2008.

A renúncia de Dom Moriarty é a terceira que o Papa aceita entre os bispos da Irlanda depois dos casos de pederastia no clero que golpearam este país e que levaram o Santo Padre a escrever a Carta pastoral aos Católicos da Irlanda. Os outros dois prelados são Dom John Magee e Dom Donald Brendan Murray.

O Papa Bento XVI assegurou ontem na Audiência Geral ante aos fiéis que ele compartilha o sofrimento das vítimas e assegurou que a Igreja trabalha para que os culpados respondam ante a justiça.