O Bispo de San Pedro Sula, Anjo Garachana Pérez, apoiou os esforços de um grupo de leigos que empreendeu a construção do Centro de Saúde Mental “San Juan de Dios".

O objetivo do futuro centro será oferecer a atenção médica necessária para as pessoas que sofrem de transtornos mentais, problemas de personalidade e comportamento psíquico anormal.

Em sua primeira reunião do ano, o Comitê Pró-Construção recebeu a bênção do Prelado, e analisou o programa de trabalho para este ano, cuja meta principal é a arrecadação de fundos para começar os trabalhos.

A vice-presidenta do comitê, Ester de Chicas, informou que a municipalidade doou o terreno em 2003 e para receber as colaborações voluntárias, o comitê abriu uma conta no Banco Atlántida.

Além disso, quem estiver interessado em colaborar pode se dirigir ao Bispado da cidade, a Cáritas Sampedrana ou as instalações da Rádio Luz.

Por sua vez, Roberto Bobadilla, presidente do Comitê, indicou que existe muita vontade e motivação de todos os membros quem tem decidido enfrentar a provocação e fazer possível que a cidade tenha um centro assistencial para o tratamento de pacientes de todos os estratos sociais.

Segundo cifras locais, 7,8 por cento dos habitantes de San Pedro Sula padece de depressão. René Aguilar, encarregado do projeto por parte de Cáritas Sampedrana disse que estas e outras estatísticas refletem a necessidade de um centro de atenção mental no lugar.

Com este centro se pensa beneficiar a mais de 40 mil pessoas em San Pedro Sula e 23 mil no Vale de Sula.