O Presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh), Dom Alejandro Goic, deu a conhecer esta manhã a mensagem "Reconstruir desde Cristo a ‘mesa para todos’" que os bispos do país do sul emitiram ao finalizar sua 99° assembléia plenária. No texto animam a todos os setores do país a trabalhar pela reconstrução e reiteram que "não há lugar no sacerdócio para quem abusa de menores, e não há pretexto algum que possa justificar este delito".

Ao começar a mensagem os prelados agradecem o Papa Bento XVI pela imagem da Virgem do Carmo que obsequiou ao Chile e que já começou sua peregrinação pelo país. Seguidamente animam os chilenos trabalharem todos juntos pela reconstrução depois da tragédia de 27 de fevereiro que cobrou centenas de vidas e deixou milhares de danificados.

Seguidamente exortam às novas autoridades a "fazerem de suas importantes responsabilidades um serviço, a pôr sempre as pessoas no centro das políticas públicas e a cuidarem, de um modo preferencial, dos mais pobres e vulneráveis, dos grupos mais desprotegidos da população, assim como a classe média constantemente golpeada em tempos de crise".

Os prelados propõem logo no Ano do Bicentenário "um indulto jubilar que beneficie presos que cumpriram grande parte de suas senteças, demonstraram uma boa conduta nos recintos carcerários, particularmente aqueles se encontra gravemente doentes, têm idade avançada ou se encontram em outra situação de vulnerabilidade", para o qual anunciam uma proposta que apresentarão em breve.

Firme condenação dos abusos sexuais

Os bispos do Chile expressam sua adesão à disciplina mostrada ante este complexo tema pelo Papa Bento XVI, a quem ademais expressam seu apoio e solidariedade perante a campanha mediática que pretende apresentá-lo como encobridor quando nunca o foi.

Logo depois de recordar que este tema se discutiu intensamente na assembléia plenária, seguindo o que foi delineado em maio de 2003, os prelados precisam que "não há lugar no sacerdócio para quem abusa de menores, e não há pretexto algum que possa justificar este delito. Pedimos perdão às pessoas diretamente afetadas e às comunidades que no Chile viram em algum sacerdote motivo de escândalo e os exortamos a comunicar-nos estes fatos. É nosso total compromisso de velar incessantemente para que estes gravíssimos delitos não se repitam".

"Não permitamos que estes fatos tão dolorosos nos impeçam de valorar com imensa gratidão o que o Espírito Santo desperta em nosso país e na nossa Igreja: uma verdadeira primavera de solidariedade e fraternidade e uma grande esperança apoiada no encontro com Jesus Cristo vivo, que nos transforma em seus discípulos e missionários".

Finalmente fazem votos para "que a Virgem do Carmo Missionária, sob seu amoroso manto de Mãe, nos console, repare nossas forças e implore conosco os dons do Espírito de comunhão e santidade, que faz novas todas as coisas".