Os mais de um bilhão de católicos do mundo celebram hoje e dão graças a Deus pelo dom do pontificado do Papa Bento XVI em ocasião do 5º aniversário desde que fora eleito à Sede de Pedro no dia 19 de abril de 2005.

Naquela ocasião, o Santo Padre em suas primeiras palavras desde a Praça de São Pedro para repartir sua bênção urbe et orbi, disse: "queridos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais me escolheram , um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor. Consola-me que o Senhor saiba trabalhar com instrumentos insuficientes e me entrego às suas orações. Na alegria do Senhor e com sua ajuda permanente, trabalharemos e com Maria, sua mãe, que está da nossa parte".

O Papa, com 83 anos cumpridos na sexta-feira passada 16 de abril, realizou uma viagem apostólica a Malta, onde chegou para confirmar na fé este povo por ocasião do 1950º aniversário do naufrágio do Apóstolo São Paulo, ocorrido no ano 60.

Nesta ilha do Mediterrâneo, Bento XVI rezou ante a tumba do Apóstolo das Gentes, celebrou uma especial Eucaristia na Praça dos Celeiros em Floriana, exortou os jovens a anunciarem sem medo a Deus que ama a todos e não rechaça ninguém.

Além da audiência privada sustentada com o Presidente de Malta, George Abela e de encontrar-se com os bispos desta nação, seguindo o espírito de sua carta aos católicos da Irlanda, o Papa se reuniu também com um grupo de vítimas de abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

Um deles, Joseph Magro, relatou aos jornalistas que "foi um encontro muito emocionante. As vítimas choravam, os bispos choravam e o Papa tinha lágrimas em seus olhos". Os abusos, disse, "seguem sendo algo muito difícil para mim, mas agora estou em paz com a Igreja", afirmou. Além disso, "o Papa me disse que rezaria por mim".

São milhões os católicos que também expressaram e seguem expressando seu apoio ao Santo ante a campanha mediática que o difama. Diversas vozes não-católicas também explicaram que Bento XVI é quem mais faz e tem feito para lutar com este delicado assunto, aplicando sua tolerância zero e as medidas corretivas adequadas para tratá-lo.