O Papa Bento XVI enviou esta manhã um telegrama com suas condolências ao Prepósito General da Companhia de Jesus (jesuítas), Pe. Adolfo Nicolás, ao conhecer a notícia do trânsito à Casa do Pai do Cardeal Tomáš Špidlík, sacerdote tcheco desta ordem que faleceu ontem à noite à idade de 90 anos.

No texto o Santo Padre afirma que "a pia partida do senhor Cardeal Tomáš Špidlík, insigne jesuíta e zeloso servidor do Evangelho suscitou viva comoção em meu ânimo. Com profunda gratidão recordo a sólida fé, a paterna afabilidade e a intensa obra cultural e eclesiástica especialmente por ser conhecedor da espiritualidade cristã oriental".

"Elevo ferventes orações ao Senhor para que por intercessão da Virgem Santa e de São Ignácio de Loyola queira dar ao falecido Cardeal o prêmio eterno prometido a seus fiéis discípulos e de coração envio a você e à Companhia do Jesus assim como a quantos o conheceram apreciando seus dotes de mente e coração, a confortadora Bênção Apostólica", conclui o telegrama do Papa.

Os funerais do Cardeal se realizarão na terça-feira 20 de abril no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro. A Santa Missa será presidida pelo Decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Angelo Sodano. Ao finalizar, o Papa Bento XVI dirigirá umas palavras aos presentes e presidirá o rito da Ultima Commendatio e a Valedictio.