Um tribunal da cidade de Cali condenou nesta semana a penas de prisão de mais de 35 anos a dois autores do assassinato do Arcebispo da cidade, Dom. Isaías Duarte Cancino, ocorrido há quase três anos.

O juiz Rubén Darío Plaza afirmou que Alexander de Jesus Zapata foi condenado a 36 anos e sete meses de prisão como co-autor responsável pelo homicídio do Prelado, e  responsável pelos crimes de porte ilegal de arma e lesões pessoais.

Do mesmo modo, John Fredy Jiménez deverá pagar uma condenação de 35 anos e sete meses como co-autor do crime, determinador e finalmente responsável pelo crime.

Dom. Duarte foi assassinado aos 62 anos em 16 de março de 2002 à saída a igreja do Bom Pastor, na cidade de Cali, logo depois de ter celebrado uma Missa em que oficiou cerca de 100 matrimônios.

As autoridades capturaram  Carlos Augusto Ramírez, Alexander de Jesus Zapata e John Fredy Jiménez, que depois foram identificados pelas testemunhas. Ramírez foi assassinado quando enquanto estava preso em uma delegacia da região de  Palmira, perto de Cali.