O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) realizará de 27 de abril ao 1 de maio o 8º Congresso sobre as pastoral dos emigrantes que se desenvolverá na Málaga (Espanha) com o objetivo de "analisar as múltiplas causas e as conseqüências para o trabalho da Igreja dos fluxos migratórios na Europa".

Conforme assinala a nota de imprensa, o congresso girará em torno da temática "Europa e as pessoas em movimento" que se abordará em "três momentos, detendo-se sobre os desafios postos a três ‘instituições’ que principalmente são interpeladas pelo fenômeno migratório".

"Acima de tudo a família, célula base de nossas sociedades, para continuar com as paróquias, realidades cada vez mais interculturais onde se realiza em âmbito eclesiástico o encontro de cada imigrante com a comunidade local, e chegar enfim à reflexão sobre a realidade social mais vasta: a sociedade", indica.

Do mesmo modo, o congresso dará resposta a estes desafios "desde o ponto de vista eclesiástico, para verificar o que faz a Igreja e o que tem que fazer, e desde o ponto de vista da política, para verificar o que estão fazendo ou devem fazer os Estados".

"Este percurso será uma oportunidade para determinar os medos que deverão ser superados e também desenhar perspectivas para a nova evangelização do continente", acrescenta.

Ao congresso acudirão diferentes delegados das Conferências Episcopais da Europa, representantes da pastoral dos emigrantes e da sociedade civil, e contará com a participação do Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Dom Antonio Maria Vegliò.