Milhões de católicos em todo mundo pedem de maneira especial em suas orações pelo Papa Bento XVI, quem hoje cumpre 83 anos. Do mesmo modo, estas intenções também se estendem à celebração do 5° aniversário de seu pontificado desde que foi eleito no conclave em 19 de abril de 2005.

São milhões os católicos que também expressaram e seguem expressando nas últimas semanas seu respaldo ao Santo Padre ante a campanha mediática que o acusa falsamente de haver encoberto alguns casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero, quando nunca o fez.

Diversas vozes em todo mundo, começando pelo Wall Street Journal; o diretor do jornal italiano Il Foglio, Giuliano Ferrara; o ex-diretor do Corriere della Sera; representantes do mundo judeu –sem contar as centenas de adesões de sacerdotes, leigos e bispos de todo o planeta– explicaram à opinião pública que esta campanha de difamação contra o Papa Bento XVI procura calar a voz moral da Igreja na esfera pública, ante temas fundamentais como a defesa da vida e a família.

Entre as iniciativas para celebrar o aniversário do Pontífice, em Portugal, 83 crianças da vigaria de Vila Nova de Gaia estiveram nesta Sexta-feira no Paço Episcopal do Porto para ler uma mensagem e cantar os parabéns a Bento XVI pelo seu 83.º aniversário, numa sessão que contou com a presença do bispo diocesano, D. Manuel Clemente.
"Hoje o Papa faz anos porque Deus assim quis, o que nós desejamos é que seja feliz", cantaram as crianças, que ofereceram uma garrafa de vinho do Porto de 1927, ano em que Bento XVI nasceu.

"Vamos pedir a Jesus que lhe conceda sabedoria, fortaleza e saúde", refere a mensagem, que acrescenta: "Esperamos com ansiedade o próximo dia 14 de Maio para, na Serra do Pilar, lhe darmos as boas vindas e manifestarmos toda a nossa alegria e o nosso muito amor". 

As crianças, que têm entre 8 e 15 anos e freqüentam a catequese, são as mesmas que vão receber o Papa e entoar-lhe um cântico de boas-vindas no dia da sua chegada ao heliporto do Quartel da Serra do Pilar, em Gaia, pelas 9h30 do dia 14 de Maio, assinalou a agência Ecclesia.