O Núncio Apostólico em Malta, Dom Tomasso Caputo, assinalou que a próxima viagem do Papa Bento XVI à ilha, que se realiza este fim de semana, servirá "para confirmar na fé" os católicos "para confrontar, com coragem e esperança renovadas, os desafios de um futuro difícil".

Na que constitui sua viagem número 14 em ocasião do 1950° aniversário do naufrágio de São Paulo em Malta, o Santo Padre visitará as cidades de Luqa, La Valleta, Rabat e Floriana.

Para Malta, explica Dom Caputo, a viagem do Papa "é um novo início no comprido e não fácil caminho de fé de sua gente". Estas ilhas, explica o Prelado, "são conscientes do privilégio desta visita, esperada com ânsias e colocada na perspectiva de um evento capaz de fazer crescer e amadurecer as esperanças vivas de um povo e de uma Igreja marcada por um caminho comum".

"Os católicos Maltases se distingue ademais pela generosidade com a que ajudam as obras missionárias assim como por seus claros esforços caridosos para países afligidos por calamidades naturais", disse.

Em declarações a L’Osservatore Romano, o Prelado ressaltou a importante presença dos grupos e movimentos laicos em Malta e Gozo, e elogiou seu "esforço apostólico, os frutos espirituais e as conversões" para a renovação da Igreja no país.