O Prefeito da Congregação para o Clero, o Cardeal brasileiro Dom Cláudio Hummes, escreveu uma carta aos presbíteros de todo o mundo com ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal que termina no próximo dia 19 de junho.  Dom Cláudio convida os sacerdotes do mundo inteiro ao Vaticano para a solenidade de encerramento e também para mostrar solidariedade ao Santo Padre ante os ataques mediáticos contra sua pessoa e contra a Igreja realizados recentemente.
 
Ao início da sua missiva o Cardeal Hummes assinala que “a Igreja sem dúvida está muito feliz com o Ano Sacerdotal e agradece ao Senhor por haver inspirado o Santo Padre a decidir sua realização”.
Falando sobre a iniciativa do ano sacerdotal Dom Cláudio assinalou que este “correspondeu a um verdadeiro e profundo anseio dos presbíteros e de todo o povo de Deus”.
“Estava na hora de dar uma atenção especial de reconhecimento e de empreendimento em favor do grande, laborioso e insubstituível presbitério e de cada presbítero da Igreja”, assinalou.

Lembrando os tristes fatos dos abusos cometidos alguns poucos sacerdotes, o cardeal brasileiro afirmou que “é verdade que alguns, mas proporcionalmente muito poucos, presbíteros cometeram horríveis e gravíssimos delitos de abuso sexual contra menores, fatos que devemos rejeitar e condenar de modo absoluto e intransigente”. Segundo a nota do cardeal prefeito, estes padres devem “responder diante de Deus e diante dos tribunais, também civis”.  “Mas estamos antes de mais nada do lado das vítimas e queremos dar-lhes apoio tanto na recuperação como em seus direitos ofendidos”, recordou o purpurado.

“Por outro lado, os delitos de alguns não podem absolutamente ser usados para manchar o inteiro corpo eclesial dos presbíteros. Quem o faz, comete uma clamorosa injustiça. A Igreja, neste Ano Sacerdotal, procura dizer isto à sociedade humana. Qualquer pessoa de bom senso e boa vontade o entende”, asseverou.

Em sua nota, o Cardeal Hummes expressou também aos presbíteros que “a Igreja vos ama, vos admira e vos respeita. Sois também alegria para nossa gente católica no mundo, que vos acolhe e apóia, principalmente nestes tempos de sofrimentos”.

“Daqui a dois meses chegaremos ao encerramento do Ano Sacerdotal. O Papa, caros sacerdotes, convida-vos de coração a vir de todo o mundo a Roma para este encerramento nos dias 9, 10 e 11 de junho próximo. “(...) Não recuseis o convite premuroso e cordial do Santo Padre. Vinde e Deus vos abençoará”, destacou o purpurado.

Mais adiante, Dom Hummes também indica que “para essa presença numerosa dos presbíteros no encerramento do Ano Sacerdotal, em Roma, há ainda um motivo particular, que a Igreja hoje tem muito a peito. Trata-se de oferecer ao amado Papa Bento XVI nossa solidariedade, nosso apoio, nossa confiança e nossa comunhão incondicional, diante dos frequentes ataques que lhe são dirigidos, no momento atual, no âmbito de suas decisões referentes aos clérigos incursos nos delitos de abuso sexual contra menores”.

O Arcebispo emérito da capital paulista também destaca que “as acusações contra o Papa são evidentemente injustas e foi demonstrado que ninguém fez tanto quanto Bento XVI para condenar e combater corretamente tais crimes”.
“Então, a presença massiva dos presbíteros na praça com Ele será um sinal forte da nossa decidida rejeição dos ataques de que è vítima. Portanto, vinde também para apoiar o Santo Padre”, exortou.

Finalmente Dom Cláudio Hummes destacou que “o encerramento do Ano Sacerdotal não constituirá propriamente um encerramento, mas um novo início. Nós, o povo de Deus e os pastores, queremos agradecer a Deus por este período privilegiado de oração e de reflexão sobre o sacerdócio”.
“Entretanto, voltaremos ao serviço de nossa missão na Igreja e no mundo com alegria renovada e com a convicção de que Deus, o Senhor da história, fica conosco, seja nas crises seja nos novos tempos”, concluiu.

Para ver a nota na íntegra, divulgada hoje pela CNBB através do seu portal web, visite:
http://www.cnbb.org.br/site/imprensa/noticias/2976-encerramento-do-ano-sacerdotal-e-um-novo-inicio-afirma-cardeal-dom-claudio-hummes