Na audiência geral de hoje, celebrada no Sala Paulo VI, o Papa João Paulo II recordou que ontem começou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e pediu aos fiéis rezar “sem descanso” por este dom.

"São dias de reflexão e de oração muito oportunos para recordar aos cristãos que o restabelecimento da plena unidade entre eles, segundo a vontade de Jesus, compromete a todos os batizados, a todos os pastores e fiéis", assegurou o Papa.

Do mesmo modo, explicou que a Semana de Oração "celebra-se a poucos meses do 40o  aniversário da promulgação do Decreto ' Unitatis redintegratio' do Concílio Vaticano II, texto chave que situou à Igreja Católica firme e irrevogavelmente no sulco do movimento ecumênico".

"Neste ano, o tema nos lembra uma verdade fundamental para todo compromisso ecumênico, que Cristo é o fundamento da Igreja”, assinalou e assegurou que “a oração, deve estar acompanhada pela purificação da mente, dos sentimentos, da memória”.

“Desta maneira, converte-se em expressão aquela de 'conversão interior' sem a qual não existe verdadeiro ecumenismo. Em definitiva, a unidade é um dom de Deus que terá que implorar sem descanso com humildade e verdade", adicionou.

O Santo Padre destacou que o desejo da unidade vai se estendendo e graças a Deus, recentemente "houve contatos importantes de diálogo e colaboração. A dor da separação se faz mais intenso diante dos desafios de um mundo que espera um testemunho evangélico claro e unânime por parte de todos os que crêem em Cristo".