O coordenador do Movimento Cristão Liberação (MCL), Oswaldo Payá Sardiñas, pediu ao Governo e ao Parlamento do Reino da Noruega que se ofereçam como facilitadores do diálogo entre cubanos.

Payá apresentou esta solicitude logo do encontro que o embaixador da Noruega, Jan Tore Holvik, sustentou em 7 de abril com vários membros da sociedade civil, em preparação à visita que o Ministro do Meio ambiente do Reino da Noruega fará à ilha.

Em um comunicado, o líder do MCL indicou que a maioria de cubanos deseja mudanças pacíficas "para superar muitas dificuldades em todos as ordens, caminhar para a reconciliação entre cubanos e progredir nas garantias e o exercício de todos os direitos para todos o cidadãos".

Indicou que é importante "o diálogo entre os agrupamentos e cidadãos que trabalhamos pelas mudanças pacíficas e na defesa dos direitos humanos, de uma parte e o Governo cubano de outra parte".

Entretanto, advertiu que "o diálogo não pode estar condicionado nem limitado por programas políticos nem esquemas, mas sim deve ser um espaço de busca comum de soluções e de trabalho em conjunto pelo bem do nosso povo".

Nesse sentido, afirmou que "o documento ‘Unidos na Esperança’, fruto de um trabalho coordenado de centenas de opositores pacíficos cubanos, não é um condicionamento nem um esquema rígido, mas uma síntese de nossa visão dos primeiros passos que propomos e que entregamos agora ao governo do Reino da Noruega".

Payá pediu à Noruega apresentar este documento "ao governo cubano, ao parlamento e a sociedade norueguesa e à opinião pública mundial".