Ao receber a visita do Patriarca de Cilícia dos Armênios, Sua Beatitude Nerses Bedros XIX, junto com outros bispos que o acompanharam, o Papa João Paulo II abençôu hoje uma imagem de São Gregório O Iluminador”, Padroeiro da Armênia.

A imagem foi colocada na fachada posterior da Basílica de São Pedro. Está feita em mármore branco de Carrara pelo escultor armênio Kazán Khatechik e foi financiada pelo Colégio Armênio de Roma.

São Gregório trabalhou pela propagação do cristianismo em Armênia a partir do ano 300, obtendo entre outras coisas a conversão do rei Tiridate III e toda seu corte.

Os cristãos armênios viveram em comunhão com Roma até o ano 491, quando abraçaram a tese do monofisismo, segundo a qual Cristo só tinha uma natureza, a divina, e era homem só na aparência. Essa postura durou até dezembro de 1996, quando durante a segunda visita do Patriarca Karekin I ao Vaticano, o Papa João Paulo II assinou junto com ele uma “declaração conjunta cristológica” em que se reconhecia a dupla natureza de Cristo, humana e divina.

O Santo Padre visitou Armênia no ano 2001 para comemorar em Erevan o 1700  aniversário da conversão do país ao cristianismo, que  tornou-se a religião oficial.

Atualmente, dos 3,8 milhões de armênios, mais de dois milhões pertencem à Igreja armênia enquanto que os católicos são apenas 150 mil.