O Papa Bento XVI poderia reunir-se com algumas vítimas de abusos sexuais cometidos por sacerdotes este fim de semana, durante sua viagem à ilha de Malta, conforme informou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, em uma roda de imprensa.

"A viagem será breve e com tempo limitado", embora "não posso excluir" a possibilidade de que o Santo Padre se reúna com vítimas de abusos sexuais por parte de membros do clero, declarou o Pe. Lombardi em resposta às perguntas dos jornalistas.

Em outras viagens, como a que fez aos Estados Unidos ou o que realizou à Austrália, Bento XVI já se reuniu com algumas pessoas que no passado foram vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes.

Perguntado sobre o anúncio feito pelo Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, sobre as novas iniciativas que o Papa estaria disposto a lançar para fazer frente ao problema dos pouquíssimos casos de pedofilia na Igreja, o Pe. Lombardi considerou que estas poderiam dar-se em "possíveis visitas apostólicas, escuta e encontros com as vítimas e aprofundamento das medidas de prevenção e resposta".

A sala de imprensa do Vaticano publicou uma guia sobre os procedimentos que a Igreja segue e seguiu por anos para lutar contra a pedofilia e castigar os culpados, entre as quais figura a obrigação de informar sobre estes casos às autoridades civis competentes.

Embora estes procedimentos não são uma novidade, o motivo de sua publicação foi "esclarecer" e "ajudar a compreender" os mecanismos que são seguidos "há anos", explicou o Pe. Lombardi.