No dia 21 de abril a capital do país, Brasília, celebra seus 50 anos. No mesmo dia, a Arquidiocese de Brasília celebra também seu jubileu de ouro. Assim a festa "Brasília completa 50 anos" tem também a contribuição da Igreja, segundo assinala a agência vática Fides.
Um especial evento que marca o jubileu da arquidiocese será o 16º Congresso Eucarístico Nacional (CEN).

Segudo a agência vaticana Fides, a nota importante desta celebração “é a presença do Enviado Especial do Santo Padre Bento XVI, na pessoa do Prefeito para a Congregação para o Clero, Cardeal Claudio Hummes”. “O tema será  "Eucaristia, pão de unidade dos discípulos missionários” e o slogan “Fica conosco, Senhor” (Lc 24,29), serão guiados pelas atividades que tocarão também temáticas de atualidade importantes em relação ao Sacramento da Eucaristia. Fazem parte do programa: Celebrações Eucarísticas, Adoração do Santíssimo Sacramento, concertos, feiras e atividades culturais católicas. As principais atividades se realizarão no Centro Esportivo Nilson Nelson, no Centro de Congressos Ulysses Guimarães e na Esplanada dos Ministérios. O palco que hospedará o altar mede 50 metros de largura e 23 metros de altura”.

Fides também anunciou que nos dia 13 e 14 de abril, o Centro de Congressos Ulysses Guimarães hospedará Simpósios de Teologia e Bioética. Partindo do tema e do slogan do Congresso Eucarístico, os delegados do encontro refletirão sobre questões importantes e atuais relativas ao cenário político e social no Brasil. Junto ao evento haverá também um Simpósio de Bioética que lançará um documento com as diretrizes sobre questões relativas à vida, desde a concepção até a morte natural.