Na última sexta-feira, 9 de abril, o secretário geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Dimas Lara Barbosa, enviou uma nota na qual ele manifesta, em nome da CNBB, a sua consternação e profunda dor pela tragédia causada pelas chuvas que castigam o Estado do Rio de Janeiro.
No texto, a CNBB convida todos à união em prol de uma rede de solidariedade em favor das vítimas do estado lançada pelas arquidioceses do Rio e Niterói e a que através da conta Cáritas as pessoas façam contribuições financeiras para ajudar os danificados. Abaixo segue a nota na íntegra:

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB acompanha, consternada e com profunda dor, a tragédia causada pelas chuvas que castigaram o Estado do Rio de Janeiro, nestes últimos dias, deixando o triste saldo de milhares de desabrigados e centenas de mortos. Reputamos como irreparáveis a dor e o sofrimento dos que perderam familiares, amigos, casa e os bens que lhes permitiam viver com dignidade.

A compaixão, manifestada nos incontáveis gestos da solidariedade que nascem espontaneamente do povo brasileiro, há de ser um remédio a amenizar a dor e animar a esperança dos que foram mais diretamente atingidos por esta calamidade sem precedentes no Estado Fluminense.

Unindo-se a esta rede de solidariedade, a CNBB manifesta seu apoio às Campanhas lançadas pelas Arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói em favor das vítimas. Conclama, especialmente, as comunidades a fazerem sua doação na conta bancária da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, no banco Bradesco, Agência 0814-1, C/C: 48500-4, ou encaminharem sua contribuição aos locais disponibilizados pela Arquidiocese de Niterói: Paróquias São Lourenço (Ponto Cem Réis) e de Nossa Senhora Auxiliadora (Salesiano – Santa Rosa)

Junto com nossa doação, intensifiquemos também nossa oração suplicando a Deus que conforte e console o coração de todos que, neste momento, por causa da dor, são desafiados em sua fé e em sua esperança. Alente-nos, especialmente, a palavra do Cristo Ressuscitado: “Tende confiança, eu venci o mundo!” (Jo 16,33)”.

Segundo o JB, em todo o estado, o número de mortos nas enchentes chega a 245 até agora.