Ao iniciar a 99° assembléia plenária do Episcopado, o Presidente da Conferência Episcopal do Chile (CECh), Dom Alejandro Goic, ressaltou a firme posição do Papa Bento XVI ante os graves casos de abusos cometidos por alguns membros do clero, precisando que o Santo Padre não admite pretextos nem justificações frente a estes crimes.

Na inauguração esteve presente o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. Em seu discurso no Seminário Pontifício Maior dos Santos Anjos Custódios, Dom Goic expressou ao Cardeal e a outros bispos o compromisso dos prelados para ser "pastores que proclamemos em primeira pessoa com uma renovada convicção nosso encontro contente com o Senhor".

Seguidamente agradeceu ao Cardeal vaticano por sua visita às localidades mais golpeadas pelo terremoto e maremoto. "Você pôde comprovar que nosso povo está em pé, que a esperança não decai, que nos momentos de angústia somos capazes de trabalhar unidos, e que neste caminhar a Igreja é protagonista presente e permanente".

Logo depois de ressaltar o lema "o Chile, uma mesa para todos" que a Igreja propôs para o caminhar da Missão Continental neste Ano Bicentenário, Dom Goic se referiu ao delicado tema dos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero.

O Presidente da CECh expressou, em nome do Episcopado, "nossa plena comunhão com nosso amado Padre e Pastor Universal, que nos recordou com perfeita claridade a direção evangélica pela qual devemos conduzir o tratamento, sempre complexo, destes episódios. Não por ser excepcionais deixam de revestir a maior gravidade".

"Por isso nos unimos hoje ao querer do Papa, que não admite pretextos nem justificações para um pecado abominável que corresponde condenar e cujas dolorosas seqüelas devemos enfrentar, obstinados ao Senhor, para que nunca mais sejam feridos no seio da Igreja os pequenos, os prediletos de Jesus".

"A clara firmeza e a coerência da mensagem e atuações de Sua Santidade Bento XVI são uma prova contundente do atalho que conduz à Igreja frente a estes episódios, que são isolados e sobre os quais não podemos generalizar, mas que constituem um escândalo e um sinal de contradição em nosso tempo", ressaltou.

Finalmente, Dom Goic agradeceu ao Cardeal Bertone, o grande presente do Santo Padre à Igreja e ao povo do Chile: "a imagem abençoada da Virgem do Carmo Missionária que percorrerá as comunidades como a Mãe do consolo que nos traz o Evangelho do Chile".