O presidente do Colégio de Advogados Católicos no México, Armando Martínez, disse que no marco da 89° Assembléia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), os bispos devem seguir o exemplo do Cardeal Norberto Rivera e fazer um "pronunciamento contundente" sobre os casos de pedofilia. Estes, explicou, não são apenas um problema da Igreja Católica, que ademais envolve pouquíssimos de seus membros.

Do mesmo modo, Martínez Gómez recordou que a maioria dos casos de abusos a menores não ocorre nos âmbitos eclesiásticos. "Isto não é algo privativo da Igreja católica; está comprovado por peritos que 80 por cento dos casos de pederastia ocorrem dentro da família, nos lares. Isto não isenta de culpa o que aconteceu na Igreja, mas não se deve etiquetar um delito apenas a certas pessoas", indicou.

O advogado católico apoiou o chamado do Cardeal a denunciar os abusos a menores, mas recordou que os casos devem ser comprovados. Também pediu não generalizar todos os religiosos pelos delitos de alguns poucos.